Mais de 60 horas do fim da votação, a Comissão Eleitoral do Zimbábue ainda não divulgou o resultado oficial da eleição presidencial de sábado. Desde domingo, o Movimento pela Mudança Democrática (MDC, do inglês) proclama-se vencedor. Seu candidato, Morgan Tsvangirai, teria obtido 60% dos votos válidos.
Uma rede de observadores independentes estimou a votação de Tsvangirai em 49,8%, contra 42% para Mugabe, o que forçaria a realização de um segundo turno dentro de três semanas.
Até agora, só foram divulgados resultados oficiais parciais das eleições legislativas, com uma ligeira vantagem do MDC sobre a União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Popular (ZANU-PF), partido do presidente Robert Mugabe.
"Há vários rumores no ar", comentou um porta-voz do MDC, "inclusive de que a Comissão Eleitoral vai anunciar a vitória de Mugabe com 52%".
Com o aumento da tensão, a tropa de choque ocupou duas favelas de Harare onde a oposição é maioria.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário