Começa nesta quinta-feira o julgamento de Antoin Rezko, ex-arrecadador para a campanha do senador Barack Obama por fraude e extorsão. O pré-candidato democrata não foi acusado de nenhuma ilegalidade, mas a campanha da senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton usou o processo para abalar a liderança do senador por Illinois na luta pela candidatura do partido à Casa Branca.
Rezko doou dezenas de milhares de dólares a campanha de Obama, inclusive para sua candidatura a senador em 2004.
O senador comprou sua casa em Chicago em 2005 no mesmo dia em que Rita Rezko, mulher do réu, adquiriu o terreno ao lado do mesmo corretor. Obama comprou depois parte da propriedade dos Rezko. Isso foi um ano antes da denúncia contra Tony, um empresário do mercado imobiliário de 52 anos.
Mais tarde, Obama admitiu que o negócio foi um erro por dar a aparência de irregularidade.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário