Onze dias depois que os palestinos abriram rombos no muro para fugir de um bloqueio israelense, o Egito começou a fechar neste domingo, 3 de fevereiro de 2008, trechos da sua fronteira com a Faixa de Gaza.
Tentativas anteriores foram frustradas pela ação do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que controla este território palestino desde junho de 2007, quando derrotou as forças da Fatah (Luta), partido do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.
Israel fechou as fronteiras da Faixa de Gaza em 17 de janeiro para punir o Hamas pelos ataques de foguetes contra seu território israelense.
Com a derrubada de trechos do muro, centenas de milhares de palestinos cruzaram a fronteira para o Egito para comprar tudo o que não encontravam mais em Gaza. Israel teme que grupos armados tenham aproveitado a oportunidade para contrabandear armas.
No papel, a fronteira deve ser controlada pelo Egito e a ANP, sob a supervisão da União Européia. Foi fechada desde que o Hamas tomou o poder em Gaza.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário