domingo, 3 de setembro de 2006

Americanos mortos na guerra contra o terror já são mais do que em 11 de setembro

Com a morte de quatro soldados no Iraque neste domingo, chega a 2.974 o total de militares americanos na guerra do governo George W. Bush contra o terrorismo, superando o total de americanos e estrangeiros mortos nos atentados de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, que foi de 2.973, excluídos os terroristas.

A comparação foi feita no mês passado pelo general Peter Pace, chefe do Estador-Maior das Forças Armadas dos EUA, em depoimento ao Congresso.

Dos 2.974 americanos mortos, 329 foram na guerra do Afeganistão, sendo 261 em combate, e 2.645 na guerra do Iraque, sendo 2.104 em combate. As outras mortes foram por acidente, doença ou suicídio.

No Afeganistão, outros 893 militares americanos saíram feridos, dos quais 552 não voltaram à tropa. No Iraque, além dos mortos, houve 19.773 feridos e 8.991 não se reintegraram às forças dos EUA.

"Já percorremos um longo caminho no Afeganistão e no Iraque", disse o general Pace. "Mas ainda temos um longo caminho a percorrer. Este é um país em guerra."

3 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de um contraste do número total de mortos e feridos na guerra contra o terrorísmo e da guerra no Vietinã. Queria saber também se o último atentado no Iraque que matou mais de noventa pessoas (creio que do novo governo) vai influenciar na retirada de tropas americanas do local. E por último, se há planos na retirada de forças armadas do Afegão.
Tamoio1@yahoo.com.br

Nelson Franco Jobim disse...

Rose, na Guerra do Vietnã, morreram 58 mil americanos e mais de 1 milhão de vietnamitas.

Os atentados coordenados recentes em Bagdá foram realizados depois de 30 de junho de 2009, quando os soldados americanos pararam de fazer patrulhamento de cidades no Iraque.

Por fim, o presidente Obama não tem planos de retirar as tropas dos EUA do Afeganistão antes de destruir a capacidade operacional da rede terrorista Al Caeda e de criar um governo que funcione para que o país não volte a ser um refúgio de terroristas. Se isto será possível, é outra história.

Anônimo disse...

Rose,

O número de mortos no Iraque é calculado em não menos de 109.000 pessoas, 63% delas civis, que morreram desde março de 2003 até o fim de 2009, segundo documentos dos Estados Unidos obtidos pelo Wikileaks e revelados vários meios da imprensa mundial. A informação está no estadão, no endereço abaixo.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,63-dos-mortos-na-guerra-do-iraque-sao-civis-mostra-wikileaks,628491,0.htm