sexta-feira, 27 de abril de 2018

EUA cresceram acima do esperado no primeiro trimestre

A maior economia do mundo, com produto interno bruto superior a US$ 19 trilhões, superou a expectativa média dos analistas de Wall Street. Cresceu, nos primeiros três meses de 2018, num ritmo anual de 2,3%, abaixo dos 2,9% do fim do ano passado, mas acima dos 2% esperados pelo mercado financeiro, anunciou hoje o Departamento do Comércio dos Estados Unidos.

O crescimento acima do esperado foi atribuído aos cortes de impostos do governo Donald Trump. Num sinal de força da economia, o investimento das empresas cresceu acima de 6% em bases anuais. Mas o consumo doméstico e os gastos públicos recuaram de um avanço de 4% para 1,1%, mostrando debilidade.

Com o mercado de trabalho perto do pleno emprego e índice de desemprego em 4,1%, o Conselho da Reserva Federal (Fed), o banco central dos Estados Unidos, aumentou sua previsão de crescimento para este ano de 2,5% para 2,7%.

O Fed aumentou a taxa básica de juros de curto prazo em março. A expectativa de mais aumentos está pressionando a alta do dólar. No Brasil, o dólar-turismo chegou a R$ 3,88, mas fechou em queda hoje, depois de cinco altas.

A economia americana avança, apesar da ameaça de um conflito comercial com a China, segunda maior economia do mundo. Cresce todos os trimestre há quase nove anos.

Nenhum comentário: