segunda-feira, 2 de abril de 2018

Candidato governista é eleito presidente da Costa Rica

Com pouco mais de 60% dos votos, o candidato de centro-esquerda Carlos Alvarado Quesada foi eleito ontem presidente da Costa Rica, a mais antiga democracia da América Latina, vencendo no segundo turno o pastor evangélico Fabricio Alvarado, que fez campanha contra o casamento gay.

A ampla maioria na região central do país e na província de Guanacaste, no Norte, garantiram a vitória expressiva de Carlos Alvarado. Pouco depois das 21h pela hora local (meia-noite em Brasília), o presidente eleito fez o discurso da vitória diante de centenas de seguidores reunidos na Praça Roosevelt, em São Pedro, depois de receber um telefonema do adversário reconhecendo a derrota.

"A proeza democrática que se ergueu hoje é uma proeza de toda a Costa Rica. Meu dever é unir esta República", afirmou Alvarado, citado pelo jornal costa-riquenho La Nación, convocando outros partidos para formar a aliança governista. "Não será um governo só do PAC", o Partido Ação Cidadã, social-democrata.

O novo presidente da Costa Rica toma posse em 8 de maio para cumprir um mandato de quatro anos. Carlos Alvarado nasceu em 1980. É jornalista e escritor, com Mestrado em Ciências Políticas pela Universidade da Costa Rica. Casado, tem um filho de quatro anos. Era ministro do Trabalho do governo Guillermo Solís quando seu nome foi lançado.

Nenhum comentário: