sábado, 14 de abril de 2018

Trump declara "missão cumprida" na Síria

Horas depois do bombardeio dos Estados Unidos, do Reino Unido e da França à Síria em represália pelo uso de armas químicas, o presidente Donald Trump declarou "missão cumprida", lembrando imediatamente a afirmação igual feita pelo então presidente George Walker Bush em 1º de maio de 2003, um mês e 11 dias depois da invasão do Iraque.

No Twitter, Trump descreveu a ação militar como "um ataque executado com perfeição ontem à noite. Agradeço à França e ao Reino Unido por sua sabedoria e o poder do seus excelentes militares. Não poderia ser um resultado melhor. Missão cumprida!"

A Rússia negou que a operação tenha sido bem sucedida. Na versão oficial do Kremlin, a metade dos mísseis foi derrubada pelas defesas antiaéreas sírias.

"Todos os mísseis franceses atingiram seus alvos", respondeu em Paris a ministra das Forças Armadas da França, Florence Parly. "A capacidade síria de conceber, produzir e estocar armas químicas foi consideravelmente reduzida.

A França usou nove caças-bombardeiros quatro Mirages 2000 e cinco Rafales, cinco fragatas e, pela primeira vez, mísseis de cruzeiro disparados de navios.

Nenhum comentário: