Pelo menos 18 pessoas morreram e 55 saíram feridas de um ataque da milícia terrorista Boko Haram no domingo à noite contra a vila de Bale, nos arredores de Maiduguri, capital do estado de Borno, no Nordeste da Nigéria, o país mais populoso da África.
O tiroteio durou horas. Múltiplas explosões foram ouvidas nas proximidades. Os extremistas muçulmanos invadiram dois bairros de Bale. Eles estacionaram seus veículos perto de um posto de polícia e lançaram o ataque com tiros e bombas caseiras. As forças de segurança contra-atacaram.
"Dezenas de pessoas, inclusive mulheres e crianças, foram feridas pelos tiros e bombas", contou um porta-voz militar citado pelo jornal nigeriano The Daily Post. "Com a escuridão, os cadáveres não foram resgatados imediatamente por medo de que houvesse terroristas suicidas entre os agressores."
Em nota, o Exército da Nigéria declarou "o ataque foi repelido e alguns insurgentes do Boko Haram foram mortos por soldados galantes. No entanto, o Boko Haram veio com suicidas que detonaram as bombas escondidas sob suas vestes enquanto fugiam do fogo dos soldados."
Cerca de 20 mil pessoas foram mortas desde 2009, quando o Boko Haram, que significa repúdio à educação ocidental, aderiu à luta armada para impor a lei islâmica na Nigéria e em países vizinhos como Camarões, Chade e Níger.
Em março de 2015, seu líder Abubakar Shekau jurou lealdade à organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante. O Boko Haram passou a se apresentar como a Província do Estado Islâmico na África Ocidental.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário