A droga anti-rugas Botox e um de seus concorrentes foram consideradas capazes de causar sintomas como os do botulismo e até a morte de algumas crianças que a usaram para controlar espasmos, adverte a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, do inglês).
Além do Botox na sua versão comercial como cosmético, a FDA listou como perigoso o Myobloc. Ambos usam a toxina botulina para bloquear impulsos nervosos e assim provocar um relaxamento que paralisa músculos da face, reduzindo as rugas.
O Botox também serve para tratar uma variedade de espasmos musculares.
Em alguns casos, a toxina se espalha além da parte do corpo a que se destina, paralisando ou enfraquecendo os músculos usados para respirar e engolir, efeitos colaterais capazes de matar.
A maioria das mortes foi de crianças com paralisia cerebral e espasmos musculares nas pernas. Esta aplicação não foi autorizada nos EUA mas é usada em outros países. A advertência do órgão regulador americano alerta para problemas de saúde em pessoas de todas as idades, inclusive quem usa Botox para tirar as rugas da testa.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário