Em sua primeira visita oficial aos Estados Unidos, o novo presidente da França, Nicolas Sarkozy, foi recebido com grande intimidade ontem na Casa Branca pelo presidente George Walker Bush e prometeu restaurar as relações com Washington, abaladas pela oposição francesa à invasão do Iraque e ao antiamericano de seu antecessor, Jacques Chirac, que gostaria de usar a União Européia como um contra peso ao poderio americano.
É um nítido contraste com a frieza do novo primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, em relação a Bush. Brown sabe que Tony Blair caiu por sua participação na guerra. Como ainda precisa passar pelo teste das urnas, faz pose de durão para o eleitorado. Já Sarkozy joga todo o seu chamar para se aproximar dos EUA, afirmando que a França quer e precisa ter influência no pensamento político americano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário