sábado, 10 de novembro de 2007

Hamas ameaça tomar Cisjordânia se Israel sair

O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) advertiu na sexta-feira que assumirá o controle da Cisjordânia, se Israel sair deste território árabe ocupado desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

"Israel diz que o partido no poder em Ramala serve os seus interesses. Se Israel se retirar, o Hamas assumirá o controle", declarou Mahmoud Zahar, um dos principais líderes do principal partido islamita palestino, num desafio à Fatah (Luta), do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Ele mandou um recado direto à Fatah, maior partido da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), para que "aprenda a lição do que aconteceu na Faixa da Gaza".

Há cinco meses, depois de uma luta entre as forças dos dois partidos, o Hamas tomou o controle de Gaza, uma estreita faixa de areia junto ao Mar Mediterrâneo onde vivem 1,1 milhão de palestinos, numa das maiores concentrações populacionais do mundo.

No mês passado, o ministro da Defesa de Israel e ex-primeiro-ministro Ehud Barak, ameaçou invadir Gaza para tentar acabar com os ataques de foguetes do Hamas contra o território israelense. Zahar alertou que os soldados israelenses serão "cortados em pedaços se reocuparem Gaza.

O Hamas também trabalha ativamente para boicotar a conferência internacional sobre a paz entre israelenses e palestinos convocada pelos Estados Unidos para o final do mês em Anápolis, no estado de Maryland, para lançar formalmente as negociações para criar um Estado palestino.

Nenhum comentário: