quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Terroristas do Charlie Hebdo compraram armas de guerra na Bélgica

Um notório traficante de armas bem conhecido no submundo de Bruxelas entregou-se hoje à polícia da Bélgica e confessou ter vendido as armas usadas nos ataques terroristas da semana passada em Paris. Ao revistar seu apartamento, os agentes encontraram documentos ligando-o a Amedy Coulibaly, o terrorista que matou quatro reféns num supermercado judaico na sexta-feira.

De acordo com a imprensa belga, citada pelo jornal liberal israelense Haaretz, o traficante de armas vendeu a Coulibaly as submetralhadoras Skorpion, um lançador de granadas e os fuzis Kalachnikov usados pelos irmãos Chérif e Saïd Kouachi no ataque à redação do jornal satírico francês Charlie Hebdo há uma semana.

A compra teria sido feita perto da estação central de trem de Bruxelas por menos de 5 mil euros, pouco mais de R$ 15 mil. Coulibaly pagou com 6 mil euros de um empréstimo obtido em 4 de dezembro junto à financeira Cofidis. Ele usou o nome verdadeiro, mas declarou uma renda mentirosa que a empresa não se deu ao trabalho de conferir.

O traficante, da cidade de Charleroi, contou à polícia que meses atrás Coulibaly se aproximou querendo comprar um carro. Ele resolveu se entregar ao descobrir que se tratava de um terrorista, certo de que a polícia descobriria tudo.

Nenhum comentário: