sexta-feira, 12 de julho de 2019

França aprova imposto digital e EUA reagem

A União Europeia pode ser o próximo alvo das guerras comerciais do presidente Donald Trump. A França aprovou nesta semana um imposto sobre serviços digitais que atinge as megaempresas americanas da Internet.

A economia digital revolucionou a maneira como bens e serviços são comprados e se movem através das fronteiras. Isto é ainda mais evidente no setor de serviços, onde megaempresas dos Estados Unidos como Amazon, Apple, Google e Microsoft têm um acesso sem precedentes a dados de pessoas e empresas do mundo inteiro.

Este oligopólio e o poder de mercado das gigantes da Internet dificulta a cobrança de impostos. Agora, a França aprovou uma lei para taxar as megaempresas digitais.

O projeto foi aprovado pela Assembleia Nacional na semana passada e pelo Senado da França em 11 de julho. Para serem taxadas, as empresas precisam ter um faturamento global de pelo menos 750 milhões de euros, cerca de 3 bilhões 160 milhões de reais, e na França de pelo menos 25 milhões de euros, cerca de 105 milhões de reais.

Com estes limites, só companhias americanas têm de pagar o imposto digital. Nenhuma empresa francesa e europeia será taxada. Por isso, o governo Donald Trump vê uma discriminação.

Em 10 de julho, o Escritório de Representação Comercial dos EUA anunciou a abertura de uma investigação, a pedido do presidente, sobre o imposto digital da França com base na Seção 301 da Lei de Comércio americana.

A lei autoriza o presidente americano a tomar medidas, inclusive de retaliação, para acabar com atos, políticas e práticas de governos estrangeiros que violem acordos de comércio internacional ou sejam injustificadas, não razoáveis ou discriminatórias e imponha ônus ou restrições ao comércio dos EUA. Meu comentário:
Nos EUA, a Comissão Federal de Comércio multou o Facebook em US$ 5 bilhões, cerca de R$ 18,7 bilhões, por violação de privacidade ao vender seus dados para a empresa Cambridge Analytica durante a campanha eleitoral de Donald Trump.

Em suas contradições, ao comentar as processos europeus contra megaempresas americanas por monopólio, Trump observou no passado que caberia ao governo dos EUA fazer isso. O presidente suspeita das megaempresas da Internet por acreditar que são liberais, a favor do Partido Democrata. 

Nenhum comentário: