quarta-feira, 24 de julho de 2019

Coreia do Norte faz novo teste de mísseis de curto alcance

A ditadura comunista da Coreia do Norte disparou hoje dois mísseis balísticos de curto alcance que caíram no Mar do Japão. Foi o primeiro teste de mísseis norte-coreanos desde o encontro do presidente Donald Trump com o ditador Kim Jong Un, em 30 de junho, na zona desmilitarizada entre as duas Coreias.

É um sinal de insatisfação do regime stalinista de Pyongyang com a falta de progresso nas negociações e o impacto das sanções impostas pelos Estados Unidos. Os mísseis foram disparados da costa leste da Coreia do Norte e caíram depois de percorrer cerca de 425 quilômetros.

O teste de mísseis acontece uma semana depois da Coreia do Norte advertir que as manobras militares conjuntas dos Estados Unidos com a Coreia do Sul marcadas para o mês que vem prejudicam as negociações de desarmamento nuclear.

Há muitos anos, a ditadura norte-coreana acusa essas manobras de serem um treinamento para invadir o país. A suspensão dos exercícios militares foi um gesto de Trump para aliviar a tensão entre Washington e Pyongyang. Em contrapartida, a Coreia do Norte parou temporariamente os testes nucleares e de mísseis.

Os mísseis de curto alcance não chegam ao território dos Estados Unidos, mas podem atingir países aliados como o Japão e a Coreia do Sul, onde há bases militares americanas. Meu comentário:

Nenhum comentário: