segunda-feira, 8 de julho de 2019

Trump quer usar o censo dos EUA para intimidar e perseguir imigrantes


A Suprema Corte disse não, mas deixou em aberto a possibilidade de incluir uma questão sobre nacionalidade no Censo de 2020, se houver uma justificativa razoável. Até o momento, o secretário do Comércio, Wilbur Ross, alegou que a informação seria útil do Departamento da Justiça, encarregado de deportar os imigrantes ilegais, mas o Departamento da Justiça não confirmou.

Os formulários do censo já estão sendo impressos, mas Trump pediu aos advogados da Casa Branca que arrumem um jeito de reintroduzir a questão: você é cidadão?

A pergunta vai intimidar imigrantes ilegais, que podem não responder ao Censo. Os imigrantes tendem a morar em cidades e bairros onde a maioria vota no Partido Democrata. Assim, quando os mapas dos distritos eleitorais forem refeitos com base nos dados do Censo, muita gente não seria contada e estas populações seriam sub-representadas nas assembleias legislativas estaduais e na Câmara dos Representantes.

Trump anunciou no ano passado que pretendia acrescentar a questão. Advogados especializados em imigração recorreram à Justiça.

Por 5 a 4, duas semanas atrás, a Suprema Corte decidiu que, embora o Poder Executivo tenha autoridade para perguntar o que quiser no censo, não havia uma razão para esta pergunta. O voto de minerva foi do presidente da Suprema Corte, ministro John Roberts. Meu comentário:

Nenhum comentário: