quinta-feira, 11 de julho de 2019

AIEA iencontra material radioativo em instalação nuclear clandestina do Irã


A Agência Internacional de Energia Atômica encontrou traços de material radioativo numa instalação nuclear descoberta pelo Mossad, o serviço de espionagem de Israel, uma violação do acordo de 2015, noticiou hoje o Canal 13 da televisão israelense. A agência das Nações Unidas não divulgou a informação.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, revelou a existência de uma instalação nuclear em Turcuzabade em discurso na Assembleia Geral da ONU em setembro do ano passado. Fiscais da Agência Internacional de Energia Atômica inspecionaram o local em abril. Havia uma expectativa de que contassem o que viram em junho, mas não mencionaram a central de Turcuzabade.

Como a fiscalização demorou, havia o temor de que a República Islâmica houvesse limpado o sítio, eliminando indícios comprometedores. Em ocasiões anteriores, o regime teocrático iraniano deixou vestígios. Se a notícia for confirmada, dará razão aos Estados Unidos, que no governo Donald Trump rompeu o acordo nuclear de 2015 e impôs sanções severas que estão sufocando a economia iraniana.

O produto interno bruto caiu 6% e a inflação passa de 50% ao ano. Em reação, o Irã ameaçou fechar o Estreito de Ormuz, entrada do Golfo Pérsico, por onde passa um quinto do petróleo exportado no mundo, atacou seis navios petroleiros em maio e junho, e derrubou uma aeronave não tripulada dos Estados Unidos.

Além do mais, o Irã voltou a enriquecer urânio, o estoque de urânio enriquecido passa do limite de 300 quilos estabelecido pelo acordo e o teor do urânio enriquecido passou dos 3,67% autorizados pelo acordo. Está em 4,5% e o governo iraniano anunciou a intenção de chegar a 20%, o teor usado em equipamentos de medicina nuclear.

Para ser usado como explosivo em armas atômicas, o urânio precisa ser enriquecido a 90%. O Irã ainda estaria longe de fabricar uma bomba, mas poderia fazer isso em um ano, estimam os especialistas. Com 250 quilos de urânio enriquecido a 20%, o Irã pode produzir 25 quilos de urânio enriquecido a 90%, suficiente para fabricar a bomba nuclear. Meu comentário:

Nenhum comentário: