O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou hoje sanções contra o ministro do Exterior do Irã, Mohamed Javad Zarif, congelando seus bens e restringindo suas viagens aos Estados Unidos. O chanceler iraniano acaba de realizar uma viagem de uma semana aos EUA em que fez duras críticas à política do presidente Donald Trump em relação a seu país.
Ao sancionar Zarif, o governo americano pune um moderado que foi o principal negociar da República Islâmica para fechar o acordo de 2015 com as grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia) e a Alemanha para congelar por dez anos a parte militar do programa nuclear iraniano.
Fica mais difícil reabrir as negociações, como gostaria Trump, para incluir também a proibição de desenvolver tecnologia de mísseis e de interferir política e militarmente em outros países do Oriente Médio.
Em tese, a estratégia de pressão máxima adotada pelos EUA visa a trazer o Irã de volta à mesa de negociações. Na prática, enfraquece os setores mais moderados do regime dos aiatolás, enquanto fortalece a Guarda Revolucionária Iraniana, declarada grupo terrorista pelos EUA em abril.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário