quarta-feira, 31 de julho de 2019

EUA impõem sanções ao ministro do Exterior do Irã

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou hoje sanções contra o ministro do Exterior do Irã, Mohamed Javad Zarif, congelando seus bens e restringindo suas viagens aos Estados Unidos. O chanceler iraniano acaba de realizar uma viagem de uma semana aos EUA em que fez duras críticas à política do presidente Donald Trump em relação a seu país.

Ao sancionar Zarif, o governo americano pune um moderado que foi o principal negociar da República Islâmica para fechar o acordo de 2015 com as grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia) e a Alemanha para congelar por dez anos a parte militar do programa nuclear iraniano.

Fica mais difícil reabrir as negociações, como gostaria Trump, para incluir também a proibição de desenvolver tecnologia de mísseis e de interferir política e militarmente em outros países do Oriente Médio.

Em tese, a estratégia de pressão máxima adotada pelos EUA visa a trazer o Irã de volta à mesa de negociações. Na prática, enfraquece os setores mais moderados do regime dos aiatolás, enquanto fortalece a Guarda Revolucionária Iraniana, declarada grupo terrorista pelos EUA em abril.

Nenhum comentário: