terça-feira, 9 de julho de 2019

Ministro da Fazenda do México sai citando diferenças com presidente

O ministro da Fazenda e Crédito Público do México, Carlos Manuel Urzúa Macías, pediu demissão citando diferenças de posição em relação ao presidente Andrés Manuel López Obrador, "muitos" conflitos dentro do governo e a "imposição de funcionários que não entendem de finanças públicas", noticiou o jornal inglês Financial Times. 

Professor de economia com mestrado e doutorado nos Estados Unidos, Urzúa era visto como uma espécie de avalista da prudência fiscal do governo esquerdista junto ao empresariado e o mercado financeiro.

É o maior golpe em sete meses de governo López Obrador, um populista de esquerda que adotou políticas como cancelar o projeto do novo aeroporto da Cidade do México, de US$ 13 bilhões, que estava em construção.

O peso mexicano caiu 1,4% para 19,17 por dólar e a Bolsa da Cidade do México perdeu 1,5%.

Ao aceitar a demissão, o presidente declarou: "Ele não concorda com decisões que estamos tomando. Temos o compromisso de mudar a política econômica imposta nos últimos 36 anos." A seu lado, estava o segundo do ministério, Arturo Herrera, que vai substituir Carlos Urzúa.

Em entrevista, Herrera descartou a possibilidade de recessão e prometeu um superávit primário de 1% do produto interno bruto, informou o jornal El Economista. O superávit primário é um saldo positivo nas contas públicas, sem considerar o pagamento de juros da dívida do governo.

O novo ministro afirmou que o baixo crescimento das economias desenvolvidas e os conflitos comerciais podem impactar a economia mexicana.

"É um economista com credenciais para o cargo. Tem boa interlocução", comentou o presidente da Câmara Nacional da Indústria de Transformação (Canacintra), Enoch Castellanos. "Esperamos que o presidente lhe dê autonomia de gestão e respaldo para não contradizer decisões macroeconômicas responsáveis."

Nenhum comentário: