terça-feira, 30 de julho de 2019

China faz manobras militares e policiais para intimidar Hong Kong

Cerca de 160 mil policiais da China estão treinando na província de Cantão, perto de Hong Kong, onde um movimento pela democracia contesta a autoridade do Partido Comunista chinês sobre o território que tem status de região administrativa especial dentro da República Popular da China. 

Oficialmente, o treinamento, com carros blindados e helicópteros, é uma preparação para o aniversário de 70 anos da vitória da revolução comunista, festejada em 1º de outubro. Mas treinamentos desta magnitude são raros.

O local e a escala indicam que pode ser uma preparação para intervir em Hong Kong, onde a população protesta há oito semanas, na pior crise desde que a antiga colônia britânica foi devolvida à China, em 1º de julho de 1997. 

As manifestações começaram em protesto contra um projeto de lei para autorizar a extradição de moradores no território para responder a processos na China continental. A medida é vista como uma ameaça aos residentes e à independência judiciária de Hong Kong. 

O treinamento da polícia e manobras militares do Exército Popular de Libertação em Zhenjiang, na mesma província de Cantão, iniciadas em 23 de julho, são sinais de preparação das forças de segurança da República Popular da China para intervir no território, onde manifestantes têm enfrentado a polícia em confrontos cada vez mais violentos. Meu comentário:

Nenhum comentário: