quarta-feira, 17 de julho de 2019

EUA estão despreparados para enfrentar guerras híbridas

Os Estados Unidos precisam mobilizar todos os recursos para travar as guerras híbridas ou em "zonas cinzentas", o padrão de conflito do século 21, adverte um ensaio do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), com sede em Washington.

A guerra híbrida ou em zona cinzenta é o tipo de conflito que não chega a uma guerra aberta. É usada especialmente pela Rússia. Inclui terrorismo, ataques por forças aliadas, guerra cibernética, desinformação, interferência política ou qualquer tática assimétrica destinada a provocar confusão e assediar o inimigo sem chegar a uma guerra aberta. 

Como os Estados Unidos são de longe a maior potência militar do planeta, sem condições de vencer uma guerra aberta, os rivais usam uma série de instrumentos indiretos e não militares para fustigar a superpotência. 

Para conter esses inimigos em potencial, os Estados Unidos precisam fortalecer suas alianças, desprezadas pelo unilateralismo de Trump, estabelecer uma política de dissuasão de ataques cibernéticos em coordenação com os aliados e usar seu poder econômico. 

Os Estados Unidos também precisam fortalecer as instituições democráticas para garantir o apoio da opinião pública na retaguarda, incluindo estudos de mídia e interpretação de notícias como “elemento central” da educação pública para se proteger das notícias falsas e da desinformação nas redes sociais. Meu comentário:

Nenhum comentário: