segunda-feira, 29 de julho de 2019

Trump nomeia deputado subserviente para diretor nacional de Inteligência

O presidente Donald Trump demite o diretor nacional de Inteligência que o contrariou e indica um capacho para ocupar o cargo. Trump anunciou hoje que Dan Coats sai em 15 de agosto. Será substituído pelo deputado John Ratcliffe, do grupo radical de direita Festa do Chá, sem experiência no setor. Sua qualificação é ser um defensor intransigente e incondicional do presidente.

O diretor nacional de inteligência coordena os 17 serviços secretos dos Estados Unidos, inclusive a Agência Central de Inteligência (CIA) e o Birô Federal de Investigações (FBI), a polícia federal americana. Dan Coats, ex-deputado e ex-senador do Partido Republicano, o mesmo de Trump, entrou várias vezes em choque com o presidente.

Coats insistiu na ameaça que a Rússia representa para as eleições e a democracia americana depois da ajuda do Kremlin à vitória do presidente em 2016. Questionou o compromisso da Coreia do Norte de entregar as armas nucleares e afirmou que o Irã estava cumprindo o acordo nuclear negociado pelo governo Barack Obama, que Trump abandonou no ano passado.

Em julho de 2018, em entrevista, ao lado de Vladimir Putin, Trump disse que acreditava no ditador russo, que nega qualquer interferência nas nas eleições americanas. Depois de um encontro com o ditador Kim Jong Un, o presidente assegurou que a ameaça nuclear da Coreia do Norte estava afastada. Coats discordou. Trump chegou a dizer que a comunidade de inteligência é “passiva e ingênua” por minimizar a ameaça do Irã, seu inimigo predileto no Oriente Médio. Meu comentário:
NOTA: em 2 de agosto, Trump retirou a indicação, reconhecendo o despreparo de Ratcliffe para o cargo.

Nenhum comentário: