sexta-feira, 19 de julho de 2019

Chegada do homem à Lua marcou vitória dos EUA na corrida espacial

A União Soviética saiu na frente. Em 4 de outubro de 1957, lançou o Sputnik, primeiro satélite artificial da Terra. O bip-bip que os americanos ouviram naquele dia representava uma ameaça. Se o inimigo podia lançar uma aeronave, poderia mandar um foguete com uma bomba atômica até o território dos Estados Unidos.

Trinta dias depois, os soviéticos enviaram o primeiro ser vivo ao espaço. A cachorra Laika morreu entre cinco e sete horas depois do lançamento, talvez por superaquecimento, num problema de controle térmico da nave. 

Em 12 de abril de 1961, os soviéticos enviaram o primeiro homem ao espaço. O agente vermelho Yuri Gagarin de uma volta no planeta e revelou: “A Terra é azul”.

O desafio soviético em plena Guerra Fria levou o presidente John Kennedy a prometer que antes do final dos anos 1960s os Estados Unidos mandariam um homem à Lua. Em discurso em Houston, no Texas, em 12 de setembro de 1962, Kennedy declarou: “Escolhemos ir à Lua não porque seja fácil, mas porque é difícil.” Meu comentário:

Um comentário:

Eleonora Mello disse...

Notícia narrada com tantã precisão, além de
poetica