sexta-feira, 13 de julho de 2018

Trump torpedeia a estratégia de Brexit de Theresa May

Em mais um ataque aos aliados europeus, durante visita oficial ao Reino Unido, o presidente Donald Trump bombardeou a estratégia da primeira-ministra Theresa May para a saída do país da União Europeia. Sua proposta é criar uma zona de livre comércio RU-UE para o comércio de bens. Trump afirmou que isso impediria um acordo com os Estados Unidos.

"Se fizerem este acordo, nos trataremos com a UE, em vez de negociar com o Reino Unido", declarou Trump ao jornal eurofóbico britânico The Sun. "Isto provavelmente mataria um acordo com os EUA."

Depois do plebiscito que aprovou a Brexit (saída britânica), em 23 de junho de 2016, o país deve sair da UE até o fim de março de 2019. May negocia uma saída suave do bloco europeu que preserve o acesso ao maior mercado de exportação para produtos britânicos.

Nesta semana, dois ministros da ala mais extremista do Partido Conservador pediram demissão, os ministros para a Brexit, David Davis, e o ministro do Exterior, Boris Johnson, em protesto contra o que consideram uma "falsa saída" da UE.

"Eu faria muito diferente", acrescentou Trump. "Eu disse a Theresa May como fazer, mas ela não me escutou."

Antes, ao receber o presidente americano, a primeira-ministra descreveu as relações entre os EUA e o Reino Unido como "mais do que os aliados mais próximos, também os amigos mais caros". Na esperança de um acordo bilateral, sugeriu que a força dos laços transatlânticos cria oportunidades "sem precedentes".

A visita tem sido marcada desde ontem por manifestações de protesto. Uma barreira de aço foi erguida para proteger a residência do embaixador dos EUA, onde o casal Trump está hospedado.

Nenhum comentário: