Com taxas de crescimento acima de 7% ao ano desde 2009, a Índia ultrapassou a França no ano passado. É a sexta maior economia do mundo, noticiou hoje o jornal indiano The Hindustan Times, citando como fonte dados revisados do Banco Mundial sobre 2017.
Enquanto o produto interno bruto da Índia chegou a US$ 2,597 trilhões, a França ficou em US$ 2,582 trilhões. Como a Índia tem 1,354 bilhões de habitantes e a França 65 milhões, a renda média dos franceses é 20 vezes maior.
O crescimento acelerado da Índia, o maior entre as grandes economias do mundo, é importante para os planos de reeleição do primeiro-ministro Narendra Modi, do Partido Bharatiya Janata (BJP), nacionalista hindu.
A produção industrial e o consumo pessoal foram os grandes motores da economia indiana em 2017, depois de uma desaceleração no fim de 2016, quando Modi mandou tirar de circulação as notas de maior valor, a pretexto de combater o crime.
Para este ano, a previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) é de uma expansão de 7,4%, com alta de mais 7,8% em 2019. Como um todo, a economia mundial deve avançar 3,9% em 2018.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário