sexta-feira, 13 de julho de 2018

EUA denunciam 12 agentes russos por guerra cibernética

O procurador especial Robert Muller denunciou 12 funcionários da Diretório Principal de Inteligência (GRU), o serviço secreto militar da Rússia, por fazerem pirataria cibernética contra a direção nacional do Partido Democrata e o comitê da campanha da ex-secretária de Estado Hillary Clinton durante a campanha eleitoral de 2016. Os russos também invadiram computadores do sistema eleitoral e roubaram dados de 500 mil eleitores.

O anúncio foi feito pelo subprocurador-geral, Rod Rosenstein, muito criticado pelo presidente Donald Trump por ter autorizado a investigação do procurador especial e até mesmo uma operação de busca e apreensão no consultório do seu advogado. Mueller investiga um possível conluio da Rússia com a campanha de Trump.

Durante visita à Europa, Trump tem encontro de cúpula com o ditador da Rússia, Vladimir Putin, marcado para Helsinque, a capital da Finlândia, na próxima semana. Vários deputados e senadores dos dois partidos fizeram um apelo ao presidente americano para que cancele o encontro.

Nenhum comentário: