terça-feira, 3 de julho de 2018

López Obrador deve ter maioria absoluta no Congresso do México

A coalizão Juntos Faremos História, liderada pelo presidente eleito, Andrés Manuel López Obrador, encaminha-se para ter maioria no Congresso do México, indicam boletins divulgados hoje pelo Conselho Nacional Eleitoral. AMLO teria o apoio de 69 dos 128 senadores e de 309 dos 500 deputados.

O Movimento de Regeneração Nacional (Morena), de esquerda, liderado por López Obrador, é aliado do Partido do Trabalho, de esquerda, e do Encontro Social, um partido evangélico de centro-direita. A coalizão recebeu 54% dos votos para o Senado e 70% para a Câmara.

Com maioria absoluta, AMLO não precisaria do apoio dos partidos tradicionais de centro-direita, o Partido Revolucionário Institucional (PRI) e o Partido de Ação Nacional (PAN). Isso facilitaria a implantação das reformas radicais que propõe.

Entre as mudanças, AMLO promete combater a corrupção, a violência e a miséria, e revogar as reformas dos setores de educação e energia feitas pelo atual presidente, Enrique Peña Nieto, do PRI, que governou o México de 1929 a 2000 e voltou com Peña Nieto em 2012.

Nenhum comentário: