domingo, 22 de julho de 2018

Israel resgata 800 capacetes brancos da Defesa Civil Síria

O Exército de Israel resgatou ontem 800 funcionários da Defesa Civil Síria, uma organização voluntária que dava ajuda humanitária em áreas controladas pelos rebeldes durante a guerra civil e que, por isso, era ameaçada pelo avanço das forças leais à ditadura de Bachar Assad. Eles são conhecidos popularmente como capacetes brancos e seguiram para a Jordânia.

Ao anunciar hoje o sucesso da operação, o primeiro-ministro linha-dura Benjamin Netanyahu considerou “um gesto humanitário importante”.

 “Nos últimos dias, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e vários outros pediram nossa ajuda para dar assistência a centenas de capacetes brancos da Síria. Aquelas pessoas salvaram vidas e estavam correndo risco de vida.”

Ao mesmo tempo, acrescentou Netanyahu, “não estamos parando de agir na Síria contra as tentativas do Irã de se entrincheirar lá.”

Em junho, o Exército da Síria e milícias xiitas aliadas lançaram uma grande ofensiva contra redutos rebeldes em Derá, perto da fronteira com a Jordânia, e Cuneitra, que fica junto às Colinas do Golã, um território ocupado por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e anexado em 1981, ao arrepio do direito internacional.

Na sexta-feira, os rebeldes se renderam e, no sábado, abandonaram uma faixa estreita junto à linha do  cessar-fogo de 1974 entre Israel e a Síria, depois da Guerra do Yom Kippur, em 1973. Com o avanço do Exército, a vida dos voluntários da defesa civil ficaram sob ameaça.

A Alemanha ofereceu asilo político para 50 capacetes brancos. Em nota, o Ministério do Exterior do Canadá declarou que os voluntários “testemunharam atrocidades cruéis cometidas pelo regime de Assad e seus partidários. Tínhamos uma grande responsabilidade moral com essa gente brava a altruísta.”

Nenhum comentário: