Na primeira visita de um presidente da Eritreia à Etiópia em 22 anos, Isayas Afewerki chegou hoje a Adis Abeba para consolidar as relações entre os dois países, que travaram uma guerra brutal de 1998 ao ano 200, com total de mortos estimado em 100 mil pessoas, e só agora assinaram um acordo de paz.
A viagem de três dias de Afewerki é uma retribuição à visita do primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, à Eritreia na semana passada. A paz é importante para a região do Chifre da África, uma das rotas de navegação mais movimentadas do mundo, e do outro lado fica a Península Arábica.
O novo primeiro-ministro da Etiópia quebrou o gelo nas relações bilaterais em junho e conseguiu o acordo de paz.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário