Depois de confirmar a participação, representantes da Coreia do Norte não apareceram a um encontro marcado com militares dos Estados Unidos para discutir a repatriação dos restos mortais de soldados americanos mortos na Guerra da Coreia (1950-53), informou hoje o jornal The Washington Post.
O regime comunista norte-coreano costuma usar cancelamentos repentinos e o não comparecimento para demonstrar insatisfação com o andamento de negociações. Dias atrás, acusou os EUA de má intenção e "gangsterismo" logo depois da visita do secretário de Estado, Mike Pompeo, que saiu falando em avanços, enquanto a Coreia do Norte considerava "lamentável" a exigência de uma desnuclearização total e unilateral.
Em 12 de junho, no fim do primeiro encontro de cúpula de líderes dos dois países, o presidente Donald Trump e o ditador Kim Jong Un assinaram uma carta de intenções. Entre os itens do acordo, além da desnuclearização da Península Coreana, está a repatriação dos restos mortais dos americanos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário