Pelo menos 10 soldados da Guarda Revolucionária Iraniana, a tropa de choque da ditadura teocrática do Irã, foram mortos num ataque na fronteira do Iraque, noticiou a agência Reuters citando como fonte uma agência iraniana, que atribuiu a ação a rebeldes do Partido da Vida Livre do Curdistão.
Foi o maior número de tropas iranianas num único ataque na fronteira com o Iraque em anos. Vários grupos armados curdos atuam na região.
Com a invasão do Iraque pelos Estados Unidos e a queda do ditador Saddam Hussein, em 2003, a maioria xiita tomou o poder político no Iraque, aumentando a influência do Irã, um país de maioria xiita governado por um regime de aiatolás onde a Guarda Revolucionária é cada vez mais a força dominante. Mas há pouca coordenação entre as forças de segurança dos dois países para controlar a fronteira comum.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário