segunda-feira, 23 de julho de 2018

Trump ameaça atacar o Irã

Num tuitaço de fim de noite, o presidente Donald Trumpnfez uma severa advertência ao Irã. Horas antes, o presidente Hassan Rouhani advertira o governo dos Estados Unidos a não hostilizar o país, alegando que “a paz com o Irã é a mãe de todas as pazes e a guerra contra o Irã a mãe de todas as guerras”.

Trump tomou como uma ameaça e reagiu no Twitter por volta das 23h30 em Washington (0h30 desta segunda-feira em Brasília): “Ao presidente iraniano Rouhani: NUNCA, JAMAIS AMEACE OS EUA DE NOVO OU VAI SOFRER CONSEQUÊNCIAS COMO POUCOS SOFRERAM ANTES AO LONGO DA HISTÓRIA. NÃO SOMOS MAIS UM PAÍS QUE VAI FICAR PARADO DIANTE DE SUAS PALAVRAS DEMENCIAIS DE VIOLÊNCIA E MORTE. SEJA CAUTELOSO.”

O uso de letras maiúsculas nas redes sociais significa que a pessoa está gritando. Trump tenta recolocar o regime dos aiatolás na defensiva. A retórica exagerada do supostamente moderado presidente Rouhani é mais para consumo interno.

Afinal, Rouhani apostou numa reaproximação com o Ocidente e se empenhou em negociar o acordo nuclear com o governo Barack Obama (2009-17) para acabar com as sanções que pesavam sobre a economia iraniana. Trump retirou os EUA do acordo e reimpôs sanções, minando a autoridade do presidente diante da linha dura e da Guarda Revolucionária Iraniana, que querem fazer a bomba atômica.

O secretário de Estado, Mike Pompeo, também atacou hoje a república islâmica, descrevendo-a como uma “máfia de aiatolás . Isso indica que a política do governo Trump para o Irã é mudança de regime. Os aliados europes discordam, mas Trump não costuma dar muita atenção aos outros. Também pode estar usando a tática que acredita ter dado certo com a Coreia do Norte, a intimidação com ameaça de uso da força.

Nenhum comentário: