Em plena guerra comercial declarada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, duas grandes potências econômicas se aproximam. A União Europeia e o Japão assinaram hoje em Tóquio um acordo para liberalizar gradualmente o comércio bilateral.
Aos poucos, serão removidas as tarifas sobre 99% produtos japoneses importados pela Europa e 94% dos produtos europeus importados pelo Japão.
Nos próximos sete anos, a UE vai reduzir a zero a tarifa de importação de automóveis japoneses, hoje de 10%. De imediato, o Japão vai eliminar a tarifa de 15% sobre vinhos europeus e baixar significativamente as tarifas sobre queijos, carnes de gado e de porco.
O acordo é um sinal do esforço da UE, segundo maior mercado do mundo, depois dos EUA, e do Japão, quarto país mais rico do mundo, de procurar alternativas para resistir aos golpes da guerra comercial de Trump, que ameaça jogar a economia mundial em recessão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário