Diante dos "graves problemas econômicos" e das divisões políticas, um novo acordo internacional sobre mudança do clima "está fora do nosso alcance", admitiu ontem o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, reduzindo as expectativas sobre a 17ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima, que termina sexta-feira em Durban, na África do Sul.
Mais de 190 países discutem uma possível prorrogação do Protocolo de Quioto, que expira no fim de 2012, mas a atual crise econômica mundial não ajuda a fazer concessões na área ambiental, sempre acusada pelos conservadores de prejudicar o crescimento econômico e a geração de empregos.
"Precisamos ser realistas", alertou o secretário-geral da ONU, citado pelo jornal inglês Financial Times. "O objetivo final de um acordo amplo de cumprimento obrigatório sobre o clima está fora do nosso alcance no momento."
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário