Se for alvo de novas sanções econômicas dos Estados Unidos e seus aliados por causa de seu programa nuclear, acusado de desenvolver armas atômicas, o regime fundamentalista do Irã ameaça bloquear o Estreito de Ormuz, a saída do Golfo Pérsico, por onde passam 20% do petróleo do mundo, informa o jornal The New York Times.
A ameaça causou uma alta imediata dos preços internacionais do petróleo. Pode agravar a tensão entre o Irã e a Arábia Saudita, que também exporta petróleo por ali. O estreito tem apenas 53 quilômetros de largura.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário