sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Tai Chi ajuda equilíbrio de deficientes visuais idosos

A prática da milenar arte marcial chinesa Tai Chi melhora o controle do equilíbrio em idosos com deficiência visual, revela pesquisa publicada hoje na revista Age and Ageing (Idade e Envelhecimento), da Sociedade Britânica de Geriatria.

O equilíbrio é fundamental para os idosos, que podem se ferir gravamente em quedas. A prática do Tai Chi fortalece os músculos e melhora o equilíbrio, ajudando a evitar acidentes.

Pesquisadores do Centro Leste-Oeste de Ciências de Reabilitação da Universidade Politécnica de Hong Kong fizeram uma experiência com 40 pessoas de mais de 70 anos. Durante 16 semanas. esse grupo fez treinos de Tai Chi de 90 minutos três vezes por semana.

O exercício enfatiza a mudança da posição do peso do corpo em diferentes direções, a rotação da cabeça e do tronco, e a consciência do alinhamento do corpo.

A medicina sabe há muito que o exercício físico regular tem efeitos fisiológicos e psicológicos positivos para todos os adultos. Os idosos com deficiência visual estão entre o grupo dos menos ativos fisicamente. Isso pode reduzir o bem-estar, que o Tai Chi ajuda a restaurar.

Nenhum comentário: