Os Estados Unidos reconheceram ontem haver errado no incidente em que 26 militares do Paquistão foram mortos quando forças americanas realizavam uma operação contra extremistas muçulmanos da Milícia dos Talebã (Estudantes) perto da fronteira com o Afeganistão, em 25 de novembro de 2011, mas acusaram os paquistaneses de atirar primeiro.
Ao que tudo indica, os EUA não sabiam da presença de forças paquistanesas na região e as tomaram como inimigas. O Paquistão rejeitou o resultado do inquérito,
As mortes agravaram ainda mais a tensão entre EUA e Paquistão. Suas relações tinham sido abaladas por causa da invasão do país por comandos americanos para matar o líder terrorista Ossama ben Laden, em 1º de maio.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário