segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Brasil já é a sexta maior economia do mundo

Como o Fundo Monetário Internacional previra, o Brasil ultrapassou o Reino Unido em 2011, tornando-se a sexta maior economia do mundo na lista do Centro de Pesquisas Econômicas e de Negócios. Além do Brasil, países asiáticos superaram europeus abalados pela crise das dívidas públicas do continente.

Até 2020, o Brasil deve superar a França, mas será ultrapassado pela Índia.

O centro de pesquisas britânico também espera uma contração de 0,6% na Zona do Euro, se a situação não for resolvida, e de 2% se for.

"É parte de uma grande mudança econômica. Estamos vendo não só uma mudança do Ocidente para o Oriente, mas também o avanço de economias que produzem mercadorias essenciais, como alimentos e energia, e vão subindo gradualmente na lista", declarou o diretor executivo do centro, Douglas McWilliams, em entrevista à Rádio 4 da BBC.

Ele estava falando do Brasil, que cresce apesar de não exportar produtos de alta tecnologia, com a exceção de aviões da Embraer. Nenhum país se tornou rico até hoje vendendo apenas produtos primários. A indústria brasileira recua diante da competição da China e o grau de inovação tecnológica do país é muito inferior ao dos concorrentes.


Nenhum comentário: