Sob pressão de uma onda de manifestações de protesto contra os resultados oficiais das eleições parlamentares de domingo passado na Rússia, o presidente Dimitri Medvedev anunciou a abertura de um inquérito sobre possíveis fraudes, mas a oposição considerou a medida apenas jogo de cena para dar uma satisfação à opinião pública.
"Não concordo com os slogans nem com as declarações feitas nos protestos", escreveu Medvedev no Facebook, citado pela televisão americana CNN. "No entanto, mandei conferir os boletins de votação de todas as urnas, de acordo com a legislação eleitoral".
O partido Rússia Unida, do presidente Medvedev e do primeiro-ministro Vladimir Putin, sofreu grandes perdas nas eleições, mas manteve a maioria na Duma do Estado (Câmara). Ontem, dezenas de milhares de pessoas protestaram denunciando fraude. O principal alvo foi Putin, candidato a voltar à Presidência na eleição de 4 de março de 2011.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário