Depois de ser preso numa invasão americana e cumprir pena por associação ao tráfico de drogas nos Estados Unidos e por lavagem de dinheiro da França, o ex-ditador Manuel Noriega chegou hoje de volta ao Panamá, onde deve continuar preso por crimes cometidos quando era o homem-forte do país.
Noriega, de 77 anos, foi levado para a prisão Renacer. Nas ruas da Cidade do Panamá, cartazes lembravam que ele foi capturado pelos EUA e pediam que isso nunca mais aconteça a um panamanho.
Para o presidente do InterAmerican Dialogue, um centro de pesquisas de Washington, Michael Shifter, é o fechamento de um ciclo: "Ele foi ditador por seis anos, responsável pelo desaparecimento e morte de líderes da oposição. Precisava ser punido no Panamá".
O caso mais notório foi o assassinato de Hugo Spadafora, em setembro de 1985.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário