O ex-primeiro-ministro Dominique de Villepin, que liderou como chanceler francês a rejeição à invasão do Iraque pelos Estados Unidos no Conselho de Segurança das Nações Unidas em 2003, lançou agora à noite sua candidatura à Presidência da França em 2012. Deve disputar o eleitorado de centro-direita com o presidente Nicolas Sarkozy, impopular por causa da crise econômica.
Em entrevista ao telejornal do início da noite da televisão francesa TF1, ele anunciou a intenção de governar o país para "defender uma certa ideia da França", que considera "humilhada pela lei do mercado, que impõe mais e mais austeridade", reportou o jornal Le Monde.
De Villepin era um dos candidatos à sucessão do presidente Jacques Chirac quando foi acusado de um escândalo financeiro supostamente armado para prejudicar Sarkozy, o Caso Clearstream. Absolvido pela Justiça, volta à cena política e a seu duelo pessoal com o presidente.
Diante da impopularidade de Sarkozy, o favorito no momento é o socialista François Hollande, mas a esquerda também está perdida com a crise econômica.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário