Cerca de 20% dos trabalhadores sofrem de problemas mentais como ansiedade ou depressão, o que diminui sua produtividade, alerta um estudo publicado hoje pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, que reúne 30 países industrializados.
Entre 30% e 50% dos novos pedidos de benefícios previdenciários nos países ricos se devem a problemas mentais que estão sendo agravados pela crise econômico-financeira internacional e o acentuado aumento do desemprego. A taxa de desemprego entre os perturbados mentalmente é de 10 a 15 pontos percentuais maior do que entre as pessoas sem problemas.
A Organização Mundial da Saúde já prevê que em 2020 as doenças mentais estarão entre as que mais pesam nos gastos dos sistemas de saúde, informa a agência de notícias Reuters.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário