O interior de uma prisão clandestina usada pelos Estados Unidos para torturar suspeitos em sua guerra contra o terrorismo é finalmente revelado. Ficava no porão de um prédio público situado num bairro residencial de Bucareste, a capital da Romênia.
Durante anos, o edifício chamado de Luz Brilhante pelos torturadores da Agência Central de Inteligência (CIA), o serviço de espionagem do governo americano, foi o mais importante centro do programa de sequestro e transporte em voos clandestinos dos suspeitos caçados pelo governo George W. Bush.
Quando a ditadura Muamar Kadafi caiu, foram descobertas as prisões usadas na colaboração dos serviços secretos ocidentais com o coronel que acabara de sair da lista de um dos maiores patrocinadores do terrorismo internacional. O Ocidente e Kadafi tinham um inimigo comum: o extremismo muçulmano.
Agora, o jornal digital The Huffington Post revela o interior podre da Luz Brilhante da CIA.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário