A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, defendeu hoje a elaboração de um novo tratado da União Europeia para contar a atual crise das dívidas públicas e dar sustentação ao euro. A proposta deve ser apresentada na quarta-feira ao presidente executivo da UE, Herman von Rompuy, e discutida na sexta-feira, durante reunião de cúpula do bloco, em Bruxelas.
Os dois países, líderes do processo de integração da Europa, querem um novo tratado que inclua os 27 países-membros da UE, mas estão dispostos a aceitar um acordo apenas entre os 17 países que usam o euro como moeda, reporta a agência de notícias Reuters.
Um dos objetivos é punir quem violar o pacto de estabilidade do euro, que prevê déficit orçamentário de no máximo 3% do produto interno bruto e dívida pública de no máximo 60% do PIB.
Na expectativa de uma solução de longo prazo para a crise europeia, as bolsas de valores operam em alta. Os juros que a Itália tem de pagar para rolar sua dívida caíram abaixo de 6% ao ano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário