sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Só Reino Unido não deve aderir ao pacto fiscal

Depois da recusa do Reino Unido de aderir ao acordo fiscal negociado pelos líderes da União Europeia para combater a crise das dívidas públicas da Zona do Euro, os outros países-membros do bloco que não usam o euro como moeda admitiram a possibilidade de aderir, isolando ainda mais a Grã-Bretanha, observa o jornal The New York Times.

"Os chefes de Estado ou de governo da Bulgária, Dinamarca, Hungria, Letônia, Lituânia, República Tcheca, Romênia e Suécia indicaram a possibilidade de participar deste processo, se for necessário, depois de consultar seus parlamentos nacionais", declarou nota divulgada hoje pelo Conselho Europeu, que reúne os líderes dos 27 países da UE.

Com o novo acordo, os 17 países da Zona do Euro marcham rumo a uma união fiscal sob regras impostas principalmente pela Alemanha.vai haver punição para os países que desrespeitarem o limite para o déficit orçamentário. O Banco Central da Europa vai emprestar 200 bilhões de euros ao Fundo Monetário Internacional, que poderão ser usados para socorrer países em dificuldades com base nas regras do Fundo. E será criado um Mecanismo Europeu de Estabilização, de caráter permanente, com 500 bilhões de euros.

O jornal inglês Financial Times, principal diário econômico-financeiro da Europa, já se pergunta até quando o Reino Unido vai sair do bloco.

Nenhum comentário: