Com o discurso típico de um ditador culpando inimigos externos, o primeiro-ministro Vladimir Putin acusou hoje os Estados Unidos pelos protestos contra fraudes nas eleições parlamentares do domingo passado na Rússia, noticia a TV pública britânica BBC.
Para o homem-forte do regime, que ontem oficializou sua candidatura à Presidência em 4 de março de 2012, foram as críticas da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que deflagraram as manifestações. Hillary citou a proibição de que entidades independentes fiscalizassem a votação e a apuração.
A votação do partido do governo, Rússia Unida, caiu de 64,7% para 49,5%. Sua bancada encolheu de 315 para 238 dos 450 da Duma do Estado, a Câmara Federal russa.
Em entrevista à BBC, o ex-primeiro-ministro Boris Nemtsov acusou Putin de ter "roubado" pelo menos 10 milhões de votos. A oposição convocou uma grande manifestação de protesto para o próximo sábado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário