As bolsas de valores da Ásia fecharam em baixa hoje depois que a agência de classificação de risco Standard & Poor's anunciou ontem que está revisando as notas de crédito das dívidas públicas de 15 dos 17 países da Zona do Euro, colocados em perspectiva negativa. Só Chipre e a Grécia, já rebaixados, não serão reavaliados.
Todos os países da Eurozona com a nota máxima de crédito - Alemanha, Áustria, Finlândia, França, Holanda e Luxemburgo - podem perder sua cotação AAA ou triplo A. É mais um indicador da gravidade da crise.
Se a reunião de cúpula da União Europeia das próximas quinta e sexta-feira, as notas desses países podem cair em um grau, e a da França em dois graus: "Se a resposta dos formuladores de políticas não for vista como robusta pelos investidores, acreditamos que a confiança do mercado possa ter outra queda, talvez forte", advertiu a agência, citada pelo jornal The New York Times.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário