O senador Barack Obama está praticamente empatado com a senadora Hillary Clinton em 46%-45% na preferência dos eleitores do Partido Democrata numa pesquisa nacional feita para a rede de televisão CNN.
Hillary quase não se mexeu nas pesquisas CNN, mas Obama veio perdendo apoio nas últimos semanas, em parte por causa dos ataques de Hillary mas também por seus próprios erros, além do reaparecimento do pastor Jeremiah Wright, o maior passivo na campanha de Obama até agora.
Obama foi abalado. Hillary agora tenta convencer os superdelegados que darão os votos decisivos na escolha do candidato do Partido Democrata à Casa Branca nas eleições de 4 de novembro de que Obama não tem apelo junto à classe operária branca que abandonou a escola.
Esse operariado conservador que em princípio é do Partido Democrata, os "democratas que votavam no [presidente Ronald] Reagan", é um eleitorado flutuante decisivo em eleições presidenciais, em estados-chaves como Ohio, Pensilvânia, Flórida e Indiana. Hillary ganhou as prévias nos três primeiros; o quarto vota na próxima terça-feira.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário