terça-feira, 30 de agosto de 2016

Guarda costeira da Itália salva 6,5 mil migrantes no Mediterrâneo

Num dos dias mais agitados dos últimos, mais de 6,5 mil migrantes foram resgatados ontem perto da costa da Líbia, revelou a Guarda Costeira da Itália, citada pela AFP (Agência France Presse). 

Foram 40 missões de resgate realizadas a cerca de 20 quilômetros do porto de Sabrata, na Líbia. No domingo, 1,1 mil náufragos haviam sido salvos.

A maioria dos migrantes vinha da África Ocidental e da região do Chifre da África, no Nordeste do continente, de países como a Nigéria, a Etiópia (os dois mais populosos da África) e Somália. Um bebê de cinco dias foi entregue aos cuidados da organização não governamental Médicos sem Fronteiras (MsF).

Com o acordo entre a União Europeia e a Turquia para barrar o fluxo de migrantes das guerras no Oriente Médio, a onda de refugiados é maior hoje na Itália do que na Grécia.

Eles saem da Líbia, que vive em estado de anarquia desde a queda do ditador Muamar Kadafi, em 2011, e tentam atravessar o Mar Mediterrâneo em embarcações precaríssimas. Os traficantes de seres humanos costumam avisar a Guarda Costeira e fugir.

Nenhum comentário: