quarta-feira, 29 de maio de 2013

Hoje é aniversário da tomada de Constantinopla

Em 29 de maio de 1453, há 560 anos, o Império Otomano (turco), sob a liderança do sultão Mehmet II, tomava a cidade de Constantinopla, acabando com o Império Romano do Oriente ou Império Bizantino, que ajudara a preservar a tradição greco-romana durante a Idade Média.

É o marco do fim da era medieval na Europa. Constantinopla havia sido saqueda pelos cruzados, o que a enfraquecera. Os turcos continuaram avançando até cercar Viena, então capital do Império Austro-Húngaro, em 1529 e 1683, até começarem a recuar.

Com a queda de Contanstinopla, o Caminho da Seda, por onde Marco Polo fora à China no século 13, estava bloqueado. Fechada a passagem por terra no fim do Mar Mediterrâneo, a Europa se voltou para o Oceano Atlântico como via para chegar às riquezas do Oriente.

Começava a era das grandes navegações e da liderança de Portugal e Espanha na exploração da costa da África, na descoberta da América e do caminho marítimo para as Índias.

O Império Otomano acabou com a derrota na Primeira Guerra Mundial. Em 1930, a República da Turquia, que o sucedeu, mudou o nome da cidade para Istambul.

Nenhum comentário: