O governo lançou hoje um plano de US$ 1 trilhão, mais de R$ 5 trilhões, para enfrentar o impacto da pandemia do novo coronavírus. Todo americano vai receber um cheque pelo correio para ajudar a superar a crise. A União Europeia fecha as fronteiras externas.
Aqui no Brasil, já são 321 casos confirmados. Hoje, houve a primeira morte, em São Paulo, de um homem de 62 anos com hipertensão e diabetes. Outra morte, de um homem de 69 anos com insuficiência respiratória e um parente portador do vírus, é considerada suspeita. Nenhum dos dois havia sido testado. O governo federal pediu ao Congresso que declare estado de calamidade pública.
Nos Estados Unidos, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, apresentou aos senadores do Partido Republicano o plano de salvação da maior economia do mundo. O pacote prevê pagamentos diretos no valor de 250 bilhões de dólares, mais de 1 trilhão 250 bilhões de reais.
A Bolsa de Valores de Nova York subiu 5,2 por cento hoje, depois da queda de 13 por cento ontem, e arrastou a Bolsa de São Paulo, que subiu 4,85 por cento depois de queda de 14 por cento ontem.
O aumento dos gastos públicos, das despesas de governo, é visto como a única maneira de evitar ou amenizar uma recessão da economia internacional. Os Estados Unidos têm 6 mil e 500 casos e 109 mortes. Meu comentário:
Nenhum comentário:
Postar um comentário